Pular para o conteúdo principal

ÁRABES E JUDEUS: NO OLHO DA TEMPESTADE, UMA SEMENTE DE PAZ E EXEMPLO PARA O MUNDO

Hoje li sobre uma história que me fascinou! Uma história real, que originou um filme, lançado em 2012, intitulado "No Olho da Tempestade", mas que, infelizmente, ainda não foi lançado no Brasil (e não sei se será). 
Um árabe e um judeu, antes inimigos e guerreiros que, depois de perderem seus filhos, conseguiram enxergar o conflito através do olhar um do outro, tornaram-se grandes amigos e passaram a trabalhar pela paz entre as duas nações. Um deles teve a filha morta pela explosão de um homem-bomba que estava ao seu lado. O outro perdeu o filho (ou filha, não me lembro bem agora) devido a uma bala de borracha que atingiu sua cabeça.
Ambos, infelizmente, precisaram da dor para conseguir exercer a empatia ao se colocarem no lugar um do outro e, assim, entender suas razões recíprocas. A partir daí, abriu-se-lhes a visão e perceberam que não faz mais sentido dois povos guerrearem tantos anos e que nada justifica tamanho sofrimento para tantas famílias, de ambos os lados. E foi aí que a grande amizade que se formou entre os dois deu origem a um trabalho conjunto pela paz. Hoje eles trabalham junto aos conterrâneos buscando conscientizá-los de que o melhor a fazer é buscar, no diálogo, a saída para que haja entendimento e conciliação dos interesses, e também parar de pensar que sempre o outro é o culpado de todas as mazelas, pois a guerra só tem trazido destruição e sofrimento para os dois povos.
Esse resumo do filme me fez pensar: quem sabe pequenas sementes de paz, vindas justamente do "olho da tempestade", poderão agora surgir, pois os próprios povos começam a se cansar de tanta luta e de tanta dor. Fui pesquisar e encontrei também esta página no facebook, criada por judeus e árabes que se recusam a ser inimigos (clique aqui para acessá-la).
Gostaria muito que este filme fosse lançado no Brasil, pois, além de mostrar a ânsia de paz que começa a surgir em ambos os povos, o filme nos leva a refletir em vários pontos que podemos aplicar em nossa vida diária, entre eles: 1) necessidade urgente de exercermos a empatia com o outro, seja no trânsito, no trabalho ou na família. A compreensão se faz urgente. Aprendermos a nos colocar no lugar do outro e compreender suas ações e reações; 2) pararmos de culpar o outro, seja ele nosso amigo, colega, ou até mesmo um opositor, por tudo que nos acontece de negativo. Se explodiu um conflito, há participação da outra parte, mas há nossa participação também. Com certeza também contribuímos de alguma forma, seja por ação ou omissão, para que ocorresse o desentendimento. 
Enfim, a história nos ensina que precisamos ampliar mais a nossa percepção dos fatos, pois toda história tem vários lados. Nunca há somente uma versão, e, se temos nossas razões, a outra parte certamente tem as dela, e precisamos aprender e exercitar a conciliação e o respeito. E isso vale tanto para nossa vida familiar como social, e vale tanto para indivíduos quanto para cidades ou países. Vale também, e muito, para a política, pois ela tem como essência justamente a conciliação dos mais diversos interesses em uma sociedade. Política é a arte de conciliar os interesses divergentes, mas conciliar com equidade, de forma harmônica. 
Acho que já é hora de refletirmos, e, principalmente, de aprendermos com o outro. Melhor observarmos e aprendermos um pouco com esse exemplo que nos dão os árabes e judeus do que insistirmos em ter a dor por professora, a dor das perdas devido a atos impensados de ódio, a dor de uma ruptura familiar ou amistosa, a dor dos corações que se desencontram.

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Só o amor liberta!
    Amor e amor! é disso que precisamos.
    Deus fala sobre amar ao próximo como a si mesmo.
    Lindo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;