Gostei do último capítulo da novela "Jóia Rara". Eu assisti só o início da novela, porque me atraiu muito a parte em que mostraram os monges budistas no Nepal. Depois deixei de lado, e agora nos últimos dias me inteirei novamente da história.
Acho que nossa TV precisava de mais programas mostrando culturas diferentes, principalmente culturas mais espiritualizadas do oriente, para contrabalançar com o materialismo e consumismo ocidentais.
O discurso de paz feito no final pela monja que se tornou a pequena Pérola traduz uma realidade que já está na hora de deixar de ser ignorada e ser mais estudada pelo mundo ocidental: a realidade da Unicidade, ou seja, tudo está interligado em nosso Universo, não há barreiras. Inclusive assim nos tem comprovado a física quântica, através de seus inúmeros experimentos. E neste sistema interligado, que seria a vida, penso eu que viver em paz significa viver em equilíbrio com as verdades universais, com as leis naturais, e entre elas, principalmente, a lei do AMOR.
Abaixo segue a reprodução do discurso:
— "Estamos aqui para falar da paz. Muitos seres estão sofrendo neste
planeta por falta de paz. Ninguém fica em paz, nem quem sofre, nem quem
causa a dor. A paz só existe no amor ao outro. E quem é o outro que
devemos amar? Esses outros, meus amigos, somos nós mesmos. Nesta sala,
cidade, país, planeta, galáxia, universo. Acreditem, tudo está
interligado, somos todos uma teia, um corpo, num enorme tecido de vida. A
ciência está chegando à conclusão de que as barreias físicas que nos
separam não existem, estamos todos juntos, somos todos uma coisa só.
Devemos acreditar que nosso pensamento negativo faz mal para o nosso
vizinho. E que nosso sorriso aqui vai alegrar alguém do outro lado do
mundo. A paz é uma decisão de cada um de nós, porque cada um tem dentro
de si o amor, que é a verdadeira joia rara da vida".
Luciana G. Rugani
Amei a mensagem tanto da novela como a sua percepçao sobre o tema, como sempre voce captou e traduziu maravilhosamente o discurso de amor e paz que é o verdadeiro sentido da vida.
ResponderExcluirObrigada, minha amiga! Concordo com você, este é nosso sentido da vida. Precisamos ter mais espaço em nossa TV para programas que divulguem culturas mais espiritualizadas. Isso se faz urgente, pois aqui estamos ficando reféns de uma cultura de massa consumista e materialista demais. Espero que venham outras novelas nesse estilo.
Excluir