Pular para o conteúdo principal

RECOMENDAÇÃO DE FILME: "EU MAIOR"

Alguma vez algo já tocou os seus sentidos e sua consciência de forma a despertá-lo para uma nova percepção de seu ser? Ou para alguma epifania, ou algum "insight"? Alguma vez algo ou a atitude de alguém já fez seu olhar desviar-se da forma, da imagem, para em seguida você se encontrar cara a cara com as indagações mais profundas do ser e com a certeza de que precisa despir-se dessa "capa" para que possa ir em busca das respostas que o farão ainda mais certo de sua amplidão a qual, paradoxalmente, lhe mostrará sua pequenez?
Já me senti assim. Já descobri na natureza, nas palavras, na busca, a certeza de que eu sou "Eu maior". Não sou, ou pelo menos não devo ser, a pequenez de uma vida curta.
Hoje gostaria de recomendar a vocês o filme "EU MAIOR". Composto de entrevistas com pessoas das mais diversas correntes de entendimento, cada uma dando sua colaboração com uma abordagem, um foco diferente, mas todas têm algo em comum: partindo de uma pergunta, ou de uma palavra trivial, ao final da fala nos vemos dentro de uma amplidão de algo mais, algo maior, aquela sensação de ser levado da superfície às profundezas. São falas que funcionam como aquele toque nos sentidos e na consciência a que me referi no início deste texto, nos colocam cara a cara com nossa amplidão e ao mesmo tempo com nossa pequenez.
Vale a pena assistir uma vez para conhecer, e mais duas ou três vezes para meditar nas colocações e defrontá-las com sua própria vida, com seu próprio ser. Autoconhecer-se verdadeiramente: esta é a busca, a razão maior.
Seguem algumas frases do filme que achei por bem destacar para ilustrar este texto:

“Uma maneira de representar o conhecimento é pensar que tudo que a gente conhece está numa ilha, e esta ilha está cercada pelo desconhecido. À medida em que o conhecimento avança, a ilha vai crescendo, mas, à medida em que ela cresce, aumenta também a margem que ela faz com o desconhecido. Ou seja, quanto mais a gente conhece sobre as coisas, mais desconhece também, e mais perguntas surgem. Isso não nos torna menos humanos. Na verdade, nos torna mais humanos e menos deuses” (Marcelo Gleiser - cientista).

"Fazer falta não significa ser famoso, significa ser importante... Muita gente não é famosa e é absolutamente importante. "Importar": quando alguém me leva pra dentro, ele me importa pra dentro, ele me carrega. Eu quero ser importante. Por isso pra ser importante eu preciso não ter uma vida que seja pequena, e uma vida se torna pequena quando ela é uma vida que é apoiada só em si mesmo, fechada em si. Eu preciso transbordar, ir além da minha borda, preciso me comunicar, preciso me juntar, preciso me repartir. Nesta hora minha vida, sem dúvida, ela é curta, e eu desejo que ela não seja pequena" (Mário Sérgio Cortella - filósofo).

Eis aqui o arquivo do filme. Assista, reflita, medite. Você merece isso!

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;