Pular para o conteúdo principal

DESTRUIÇÃO DOS OCEANOS: ALERTA!

Oceanos e mares...
admirados, mas ainda tão desconhecidos.
Sabemos que os oceanos possibilitam a vida no planeta Terra. Mas sabemos também que o ser humano está longe de respeitar devidamente este poderoso reduto de vida e mistérios. Este mesmo ser humano, que nem do seu ambiente visível cuida devidamente, que não se importa em deixar seu lixo largado nas areias das praias, que dirá do ambiente que não lhe é possível ver e sentir diretamente, como é o caso do fundo dos mares.
Abaixo segue um pequeno vídeo explicando sobre a pesca de arresto. O Greenpeace está divulgando este vídeo para alertar sobre a destruição causada pela pesca de profundidade.
Destaco algumas frases retiradas do vídeo, que mais me chamaram a atenção e que servem para guiar nossa reflexão em torno do assunto:

Maria Mesquita Pessôa (Brazil mission to the UN) – Os oceanos têm um papel importante que permite a existência da nossa vida no Planeta. A biodiversidade em áreas fora da jurisdição nacional é patrimônio da humanidade, portanto é interesse do meu país e de todos os países do mundo que esta riqueza não seja destruída.

Stuart Beck (Palau mission to the UN) - Penso que o que será preciso para proteger áreas vulneráveis é uma moratória sobre pesca de arresto. Não importa que seja um Estado interior, não importa que não seja um Estado costeiro, não importa que não pesque. O que importa é que todos temos a mesma obrigação. Há 192 países, e todos têm o mesmo dever, para com as gerações futuras, de proteger estas áreas. Quando desaparecem, deixarão de existir.

Dr. Alex Rogers (marine scientist) - À medida que a tecnologia nos permite sondar melhor os segredos das profundezas, estamos só a começar a entender a enorme importância deste ecossistema para o planeta Terra. Salvaguardar o futuro dos oceanos é vital para a saúde do planeta, do qual todos dependemos. O tempo esgotou-se. Os governos têm de assumir a responsabilidade, agora, de travar a destruição do mar profundo... À medida que as redes de arrasto são arrastadas pelo fundo do mar, esmagam e destroem a vida marinha que vive agarrada ao fundo. Poder-se-ia comparar isto a cortar uma floresta tropical para apanhar os pequenos animais que vivem entre as árvores. Portanto, é uma forma de pesca tremendamente destrutiva.


Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;