Muito bom nos informarmos melhor sobre as experiências de vida das pessoas com deficiência, conhecer melhor o que elas pensam e sentem em relação à maneira como são tratadas e também em relação à organização do ambiente para recebê-las. O texto abaixo é do blog "Sonhos de Gisa", de uma pessoa que é mais um grande exemplo de superação e persistência. Vale a pena dar uma navegada pelo blog dela, tem textos lindos e esclarecedores.
Luciana G. Rugani
Detesto e arrepio-me quando dizem "coitada tadinha dela", magoa-me fundo... mas não lhes respondo, pois nem vale a pena, infelizmente ainda existem algumas pessoas ignorantes.
Quem fala comigo bem devagarinho, como se eu fosse incapaz de entender qualquer coisa…
Pessoas que insistem em ajudar mesmo depois de eu dizer que não preciso de ajuda. Como se eu tivesse recusado porque sou orgulhosa. Não, é porque não preciso mesmo.
Pessoas e principalmente médicos que falam com minha mãe ao invés de falarem diretamente comigo. Afinal, alguém pode me explicar por que isso acontece???
É que há uma boa dose de ignorância e até de estupidez mesmo. Nada que não possa ser consertado. Começa pela linguagem: ninguém é ceguinho, ninguém é aleijado, ninguém é retardado, ninguém é manco, ninguém é perneta, ninguém é mongoloide. Tem maneira certa de se referir aos deficientes de toda ordem.
Me irrita não só a falta de acessibilidade em prédios públicos, como acontece atualmente: Pessoas com deficiência sofrem na cidade. Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida que não conseguem utilizar táxis nem ônibus da cidade, porque os veículos não estão estruturados para recebe-los.
Outro problema que me incomoda é o enfrentado no dia a dia pelas pessoas com deficiência física é em relação aos elevadores dos ônibus do transporte público, já que muitos não funcionam. Além de a maioria dos elevadores dos ônibus não funcionar, alguns trocadores não estão preparados para atender a esse tipo de usuário.
Qualquer carro parado indevidamente na vaga marcada para deficientes já me irrita, mas essa mania agora dos donos de carro grande acharem que aquela vaga foi feita pra eles, me tira muito do sério!
Por fim... fico mais indignada com pessoas que ainda fazem comentários do tipo", qual é o nomezinho dela'' , quando vou ao dentista escuto sempre , ''abre a boquinha para o titio'' na boa gente... isso é absurdo, ridículo risos para essas pessoas que não estão preparadas para nos tratar como cidadãos.
Comentários
Postar um comentário