a) o respeito às leis, acima da vontade dos homens,
b) o respeito ao bem público, acima do interesse privado,
c) o sentido de responsabilidade no exercício do poder.
Vejamos o que diz nossa Carta Magna em relação aos objetivos da república brasileira:
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do
Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça,
sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Portanto,hoje, feriado comemorativo da Proclamação da República em nosso país,
vale uma reflexão:
Segundo os valores e objetivos referidos acima, vivemos uma cultura verdadeiramente republicana? Aplicamos os valores republicanos em nossas ações cotidianas, tanto nós, enquanto cidadãos, como os nossos dirigentes, enquanto homens públicos? Enquanto cidadãos, valorizamos mais o respeito às leis ou o famoso "jeitinho brasileiro"? Quando queremos mudanças, buscamos estudo aprofundado e discussão ampla ou simplesmente recorremos à famosa indústria do "lobby"? E nossos dirigentes? Ao dirigirem nosso país, estado ou município, buscam realizar os objetivos republicanos com responsabilidade no exercício do poder? Colocam o interesse público acima de seus interesses privados e pessoais, utilizando seus mandatos por inteiro em benefício da população ou os utilizam apenas como trampolim para suas realizações pessoais?
Que estejamos abertos a uma análise franca destas questões e que nossas conclusões sejam propulsoras de novas atitudes e posturas, sejam a alavanca que impulsionará a reconstrução de valores perdidos.
Luciana G. Rugani
Os valores descritos arremetem-nos a um campo simplesmente frágil, que se chama: "aplicação na prática". Entendamos agora, o grau de profundidade e beleza que o artigo nos concede.
ResponderExcluirCada 15 de novembro é, e sempre será uma data de alta significância a liberdade deste povo brasileiro.